Playbook 30: Esquemas de proteção de passe

Vamos falar um pouco nessa playbook sobre esquemas de proteção ao passe. Obviamente, isso não é uma clínica e é assunto é bem extenso, mas vamos tentar aqui trazer um certo resumo e estamos abertos a possíveis dúvidas, caso saibamos as respostas, é claro haha.

Vamos lá, que para torcedor de Seattle isso é fundamental kkkk

Princípios

Existem princípios para OL que devem ser seguidos, independente do esquema que vá ser empregado:

  • A Linha ofensiva precisa se comunicar SEMPRE;
  • O pensamento deve ser: primeiro proteger a ameaça mais imediata;
  • O center deve fazer uma chamada Riggin ou Liggin para definir se a linha deve se mover para a direita (Riggin) ou esquerda (Liggin);
  • Os OTs devem fazer uma chamada Soft ou Tough para definir se há um blitzer junto a linha (Tough) ou não (Soft). O guard deverá ficar esperto e pegar essa blitz;
  • Existem quatro tipos de alinhamento em relação ao defensor: head up (exatamente na frente do OL), inside (do lado de dentro do OL), outside (do lado de fora do OL) e wide (fora da linha);

INDIVIDUAL (BIG ON BIG, BoB):

https://twitter.com/alexcastrofilho/status/1267471871131467777

BoB” a sigla para Big OBig, Back OBacker. O esquema mais tradicional e comum no futebol americano. As atribuições são bem simples, os cinco homens da linha ofensiva vão  bloquear os jogadores de linha defensiva, ou seja, Big on Big. O RB vai ser responsável por uma possível blitz na dos LBs, daí Back On Backer. Se houver apenas 4 defensores na linha defensiva, o center vai ajudar um dos guards e ficar atento no Mike, caso ninguém venha blitz ele deve procurar trabalho e ajudar onde for necessário.

Playbook 09 – Tipos de bloqueio

O ponto negativo desse tipo de cobertura é que o time fica mais exposto a possíveis stunts, uma vez que os jogadores ficam mais focados em um jogador especificamente. No momento em que os DLs atacam outros gaps, se não houver atenção ou comunicação, vai acabar gerando um sack.

Playbook 07 – Técnicas de pass rusher

FULL SLIDE PROTECTION

https://twitter.com/alexcastrofilho/status/1267472148182044672

Seria exatamente o contrário da proteção BoB. Enquanto uma é focada em marcação “homem a homem” o Full slide seria uma proteção em forma de zoneamento. Os OLs “deslizam” e defendem o gap ao lado da jogada. Ou seja, mais efetivo contra stunts, já que os OLs não marcam o jogador, mas sim o espaço, de forma independente. O ponto mais preocupante desse tipo de proteção é que o running back normalmente será responsável por um jogador maior e especializado, o Defensive end/Edge Rusher.

HALF SLIDE PROTECTION (Combo)

https://twitter.com/alexcastrofilho/status/1267472365946130433

Muito usada por ataques West Coast. O nome Combo vem justamente, porque ele agrega os dois conceitos: Individual + Full Slide. É uma das proteções com mais variações dentro do futebol e tem sido cada vez mais usada no futebol americano. Parte da linha “desliza” para o lado contrário da jogada, para bloquear aquele espaço (zona) e o restante da linha mantém-se de forma individual.

Zone Blitz/ Blitz Carregada

O fundamento mais importante é que você não pode bloquear mais jogadores do que você tem. Ou seja, caso você deixe seis jogadores na proteção e o time vier com sete, você não tem o que fazer. Aí vai o princípio lá do começo, bloqueie a ameaça mais eminente e o QB deve sempre ter uma rota chamada de “Hot” que nada mais é que um passe de segurança, alguém que ele possa se livrar da rota rapidamente. Normalmente é um RB ou TE.

Playbook 20 – Zone Blitz

Leitura para Running Backs

Outro detalhe de princípio para os RBs nos esquemas em geral, é que, no caso dele ficar esperando uma blitz, ele deve fazer a leitura da seguinte forma:

  • Ler os gaps A, se não houver ninguém vá para próxima leitura;
  • Ler os gaps B, se não houver ninguém vá para próxima leitura;
  • Ler os gaps C, se não houver ninguém vá para próxima leitura;
  • Ler os gaps D, se não houver ninguém vá para próxima leitura;
  • Se não houver nenhuma blitz, ou ele ajuda alguém que precise ou sai para correr sua rota.

Go Hawks!

4 Replies to “Playbook 30: Esquemas de proteção de passe”

  1. […] Playbook 30: Esquemas de proteção de passe […]

  2. […] Playbook 30: Esquemas de proteção de passe […]

Deixe um comentário