Era esperado que Seattle nessa offseason endereçasse a posição de SAM. O time não renovou o contrato com o veterano K.J. Wright, que teve uma de suas melhores temporadas na carreira, e também não trouxe ninguém via draft. Sem nenhuma escolha na função, nem nenhum grande nome vindo via UDFA, nasceu a esperança de finalmente renovar com K.J. já que as opções não haviam aparecido.
K.J. Wright consegue mais um contrato em Seattle?
No entanto, o time não fez o movimento. Pelo menos até o momento em que escrevo esse post. A solução foi caseira. O time resolveu fazer uma transição do EDGE Darrell Taylor para LB SAM. Vale lembrar que o jogador ficou de fora de toda temporada 2020, após uma cirurgia para colocar um pino de titânio na fíbula.
Darrell Taylor pode ser o novo LEO de Seattle?
Vamos lá!
Taylor como SAM em Tennessee
Em Tennesse ele já teve alguma experiência jogando de pé e fazendo a função de OLB no esquema 3-4. Inclusive, ele era listado como LB no roster dos Volunteers e não como EDGE, então por mais difícil que seja a transição ele já teria certa familiaridade.
Taylor mudou o número de sua camisa de 58 para 52 por alguns motivos. Sua mãe usava o número 25 na Universidade quando jogava basquete, então o número tinha um significado por esse motivo. Ele também queria mudar os números para “esquecer” da temporada passada, já que associa 58 à lesão que o tirou do primeiro ano.
O jogador também teve uma mudança de peso significativa. Ele disse que está pesando 245 libras no momento e espera jogar com algo em torno de 260, e não 267, como fez em Tennessee e que seria uma peso mais próximo de edge. Taylor disse também que gosta de jogar fazendo o papel de linebacker SAM e espera ser um fator chave na posição de defesa do Seattle no futuro.
Gente nova para o Rookie Minicamp!
Playbook 28 – Jack, Leo, Mike, Will e Sam, quem são esses caras na defesa?
Antes de ler o resto do texto, indico você a ler o post linkado acima, para entender melhor as diferenças e especificidades de cada função de um LB.
O que vai ajudar…
https://twitter.com/i/status/1393629825886195716
Normalmente o SAM vai ficar em uma das pontas da linha e no jogo corrido tem a função principal de impedir qualquer corrida lateral, mais aberta. Quando o jogador faz isso, dizemos que ele “selou” o gap. Ele tem que forçar o corredor a vir por dentro da linha, onde normalmente tem mais gente e a vida dele será mais difícil.
Nessa jogada ele faz o trabalho perfeito contra o grande bust Isaiah Thomas e o RB tem que fazer o corte para o meio. Essa jogada não gera um stat para ele, mas a jogada defensiva só aconteceu por conta do bom trabalho dele. Nesse quesito, apesar dele precisar lidar melhor contra bloqueios duplos, “estamos bem”.
https://twitter.com/i/status/1393630186483208197
Outro ponto que conta a seu favor é seu atleticismo. Jogador muito veloz em distância longa, para seu peso e com bom potencial em áreas curtas. Se move bem. Aqui apesar de errar o tackle, foco no processo e não no resultado. Ele dropa na marcação, explode para cima do RB e ainda luta depois do erro para tentar se recuperar.
O que vai atrapalhar…
Das 3 funções de LB, o SAM seria o que tem menos responsabilidades de marcação. Mesmo sendo pouco, Taylor é muito cru nesse quesito e é o ponto de mais atenção no seu jogo. Ele teve poucos snaps dropando na marcação e muitos desses eram marcando o RB individualmente ou a zona flat. Apesar de ter atleticismo para marcar TE, pelo que vemos no tape, isso raramente foi usado, resta saber como reagirá na NFL.
https://twitter.com/i/status/1393630413441191938
Não só em números, mas em tarefas básicas Taylor precisa evoluir. Aqui ele precisa desacelerar o TE e vir para o flat. Mas falta fundamento, e muito. Ao tentar usar a técnica ele quase cai no chão e nem impede o release do TE e ainda tem o risco de não conseguir dropar para a sua zona. Isso vai requerer MUITO treino.
https://twitter.com/i/status/1393629970065510400
O processamento de EDGE é uma coisa, de LB é bem diferente. Um erro de leitura pode fazer ele ceder um grande avanço. Percebam quanto tempo ele demora para perceber quem realmente estava com a bola. Ele foi bloqueado por ele mesmo, o TE nem teve tanto trabalho dado a sua demora para identificar o alvo.
Qual o segredo do sucesso?
Uma das palavras com definição mais complexa é sucesso e por consequência, fracasso. Sucesso na visão de quem? Fracasso na visão de quem? O parâmetro é algo fundamental aqui. Você pode sonhar em ser o próximo Bill Gates, e “acaba” sendo “só” o dono da sua empresa, isso que poderia ser considerado fracasso para você, poderia ser a visão de sucesso para outra pessoa.
Depois desse papo de coach (que juro que não sou), vem a questão: quem é o SAM que você quer ver? Se a expectativa for baseada no que o Wright fez ano passado, a decepção é quase certa. Wright tem um dos melhores processamentos de jogo de toda a liga. Isso ajudou ele em suas interceptações, desvios de passe e leituras de jogadas para tackles efetivos.
Entretanto se a expectativa for a de Bruce Irvin, Taylor pode esperar por sucesso. Desde que foi draftado a comparação mais recorrente a seu estilo de jogo foi justamente a de Irvin. Tal qual o veterano, ele não tem a capacidade de grande marcação, mas “compensa” no conjunto de habilidades ao pressionar o QB, que não é a especialidade de Wright.
E aí entra outro elemento, qual tipo de SAM o KNJ vai escalar. Apesar de todo o ódio, trabalhar com LBs sempre foi o grande talento do agora coordenador defensivo. Então existe esperança sim para essa transição de Taylor, mesmo não sendo fácil.
Go Hawks!
[…] Darrell Taylor vai conseguir jogar como SAM? […]
[…] – Darrell Taylor – 6’4, […]
[…] Darrell Taylor vai conseguir jogar como SAM? […]
[…] Darrell Taylor vai conseguir jogar como SAM? […]
[…] Darrell Taylor vai conseguir jogar como SAM? […]
[…] Darrell Taylor vai conseguir jogar como SAM? […]
[…] Darrell Taylor vai conseguir jogar como SAM? […]
[…] Darrell Taylor vai conseguir jogar como SAM? […]
[…] Darrell Taylor vai conseguir jogar como SAM? […]
[…] Darrell Taylor vai conseguir jogar como SAM? […]
[…] Darrell Taylor vai conseguir jogar como SAM? […]
[…] Darrell Taylor vai conseguir jogar como SAM? […]
[…] Darrell Taylor vai conseguir jogar como SAM? […]