Sem ser um torcedor corneta ou um iludido, você sabe bem que os Seahawks são muito bons em alguns setores, mas isso não o torna o melhor time da liga, e que é bem ruim em outros, mas que não o torna o pior da liga. Vamos nesse texto, tentar antever no que podemos nos apegar, e no que o torcedor vai precisar colocar em suas orações antes de dormir todas as noites.
Roster Tracker – Elenco 2021
Vamos lá!
Ken Norton Jr (-)
Claro que uma lista de problemas de Seattle não poderia começar sem listar o amado da torcida, Ken Norton Jr. Não é uma crítica vazia. Vamos aos fatos, em 2018 o time foi muito mal contra o jogo corrido, em 2019 o time foi um dos piores no quesito pressionar o QB [que gerou até uma das paródias do site] e em 2020 foi a pior defesa aérea da história da liga.
Seattle está a uma saída de KNJ de virar um contender?
O que aconteceu com a defesa e o ataque de Seattle?
Apesar de ter conseguido sim alguns ajustes, como o Bear Front no final da temporada passada, ele não consegue ter uma defesa sustentável durante uma temporada inteira. Com certeza o time deve começar com a mesma formação do ano passado, porém, mais obviamente ainda os times adversários já estudaram e tem modos de enfrentar esses ajustes.
A NFL exige que ataques e defesas, ainda que mantenham suas bases, sejam capazes de se adaptar e ajustar o que é necessário. Contudo, essa característica não vimos no nosso DC. Nem isso, nem criatividade. Ser criativo em blitz, que normalmente são bem previsíveis no esquema de KNJ, ou stunts que poderiam ser melhor projetados. O time poderia usar Marquise Blair e Ugo Amadi ao mesmo tempo para gerar pressão em pacotes Bandit, como já fez anteriormente e surpreender com a boa capacidade de ir na blitz que ambos DBs tem, ao passo que poderiam mascarar a blitz usando Amadi/Blair como safeties e soltando a fera do Jamal Adams para blitz, surpreendendo os ataques adversários.
Essas sugestões vem de uma pessoa que tem 0 chamadas defensivas feitas na carreira. Ou seja, não é preciso tanto para ao menos sondar outras possibilidades para a defesa. Para finalizar, os dois grandes ajustes defensivos que ele fez na carreira, foram o badit package em 2018 e o Bear Front em 2020, como falamos anteriormente. Curiosamente, o bandit era algo de 2011 e o Bear algo que Seattle usou em 2012 e 2013. Ao invés de ir para frente, ele tende a ir para trás.
Os Cornerbacks (-)
Vou usar minhas palavras de um texto anterior:
LCB titular, D.J. Reed: Apesar do belo desempenho ano passado, tem apenas DEZ jogos como titular na carreira, dos quais 8 foram ano passado. Além disso, passou basicamente toda a offseason lesionado, voltando apenas na última semana aos treinos.
RCB titular, Tre Flowers: Não que seja o sonho da torcida, mas deve ser o que Carroll vai colocar em campo na semana 1. São 37 jogos como titulares, mas no último ano cedeu 585 jardas e quase 80% de passes completos. No ano anterior, foram 708 jardas nas suas costas. Apesar dos elogios de Carroll nos treinos, vimos ele ser queimado na preseason, como esperado.
RCB reserva, Sidney Jones: Em quatro anos são apenas 14 jogos como titulares. Um jogador que sempre mostrou potencial, mas não se tem certeza alguma sobre sua saúde.
LCB reserva, Tre Brown: Seu primeiro ano no elenco, e ainda vem de uma lesão que não sabemos a severidade no joelho.
RCB 3, Nigel Warrior: Um UDFA, também sem experiência como titular.
LCB 3, Blessuan Austin: Outro que apesar de potencial, teve repetidos problemas de lesão. No seu primeiro ano foram apenas 6 jogos como titular, mas vem de um ano com 10. Vejamos se está recuperado dos seus problemas no joelho.
O time insiste em elogiar o trabalho de Tre Flowers, e isso é cada vez mais preocupante. E se isso sozinho já não é uma boa notícia, se você pegar os reservas [adicione 1 jogo de John Reid que não estava no elenco no momento do texto anterior] que não estava no elenco e somar todos os jogos como titulares em todos os seus anos teremos apenas 31, para 5 jogadores. A inexperiência foi resultado de uma negligência do front-office não na última offseason, mas sim nos últimos anos.
Justin Coleman ou Parry Nickerson que será John Reid?
O Interior da linha ofensiva (-)
Obviamente a chegada de Gabe Jackson alegrou muitos e Damien Lewis traz esperança para os torcedores no futuro. Mas que são seus reservas? Hoje, trata-se de Jamarco Jones, que vem fazendo um ano pior que outro, quando está saudável e um mix de Dakoda Shepley e Ethan Pocic.
Um OL para Wilson, Gabe Jackson chega via troca!
Damien Lewis foi a melhor escolha de OL de John Schneider?
Dakoda Shepley, Nigel Warrior e Jake Luton: Os Waivers movimentam os 53 de Seattle!
Na função de center se Pocic era apenas um cara sólido, o time decidiu ir com Kyle Fuller, que apesar de um ano mais velho que seu concorrente, tem apenas 200 snaps em toda a carreira e apenas UM jogo como titular. Várias peças no mercado foram perdidas e o setor bem negligenciado. Vamos torcer para que as apostas deem certo e que nossos jogadores mantenham-se saudáveis.
Seattle negligenciou demais a função de center…
Linha Defensiva com bastante rotação (+)
Começando os pontos positivos, vamos com a nossa DL. Apesar do fato de tantos nomes bons na rotação, relembrar o fracasso que foi 2019 em que se esperava muito com Ziggy Ansah, Jadeveon Clowney e cia, é inevitável. Porém eu vejo esse grupo de forma diferente. Você alia a experiência e produção de Carlos Dunlap, a versatilidade de Kerry Hyder, a juventude e extremo potencial de Alton Robinson e Darrell Taylor, Poona Ford com potencial para ser produtivo pelo meio da linha, ao lado do experiente Al Woods. Além deles, você tem caras como Mayowa e Green.
Saudades de 2013? Seattle tem montado sua DL da mesma forma em 2021
Obviamente você não consegue ter 10 Chase Young’s no roster. Mas você ter jogadores sólidos para gerar uma boa quantidade de pacotes diferente e sempre manter o “sangue novo” é fundamental. Foi assim que os Eagles e Seahawks fizeram belas campanhas conquistando seus SBs.
Segundo ano do Jamal Adams(+)
Finalmente Adams vai ter uma offseason completa para poder se adaptar ao esquema, estar mais saudável depois das cirurgias corretivas que teve nos dedos e no ombro. Esse tempo será fundamental para encaixar melhor Adams no nosso esquema, sem sobrecarregar peças importantes da defesa como, foi feito com Bobby Wagner.
Jamal Adams conseguiu se pagar?
Vale a pena sacrificar Bobby Wagner em detrimento de Jamal Adams?
Depois da renovação, Adams vai ser um líder dessa defesa nos próximos anos, então se ano passado sem jogar todos os jogos, ele conseguiu quebrar o record de sacks de um DB, o futuro dele é bater a quantidade total de sacks de um DB na história. Isso tendo Ken Norton Jr como seu Coordenador defensivo.
Russell Wilson + Shane Waldron igual à…? (+)
Obviamente não vimos Waldron abrir todo seu playbook na preseason, mas vimos coisas que são encorajadoras. Passes em janelas curtas, play actions rápidos, fly/jet motions e isso sem contar com seu QB principal. A criatividade de Waldron pode ser o ingrediente que faltava para Wilson conseguir ter um ataque constante o ano inteiro.
Quais jogadas Shane Waldron vai trazer para Seattle?
O impacto de Shane Waldron no Draft de 2021
Go Hawks!