Como é de costume, depois do fim da temporada vamos valorar as movimentações de John Schneider no ano. Com Seattle fazendo seu pior desempenho desde a antes de entrar na NFC West, vamos ver o que JS fez ou deixou de fazer para impactar nessa temporada.
Avaliando as movimentações de 2020 de John Schneider
Vamos lá!
Renovação de Alex Collins, RB – (1 ano/990k)
Valor baixo para um RB de rotação. No entanto, com a lesão de Chris Carson assumiu a função de RB1 por muitos jogos até se machucar.
Nota: Ok/Bom
Renovação de Bryan Mone, DT – (1 ano/850k)
As lesões atrapalharam um pouco esse ano de Mone. Ele poderia ter dado outro salto de qualidade, como fora ano passado. De toda forma, por um valor baixíssimo vale muito a pena.
Bryan Mone continua no trabalho por trás das câmeras!
Nota: Bom
Renovação de Kyle Fuller, C – (1 ano/990k)
Wilson havia suplicado por investimento na OL. Seattle só não trouxe um center, mas renovou com Fuller que nunca demonstrou potencial e ainda o colocou como titular. É como sempre falo, o perigo de ter jogador ruim no elenco é que um dia você vai ter que usá-lo.
Kyle Fuller foi a primeira movimentação de Seattle para 2021
Nota: Kyle Fuller (algo abaixo de péssimo)
Contratação de Ahkello Witherspoon, CB – (1 ano/4M)
Eu gostei da aposta, como escrevi no texto abaixo. O que não gostei foi a disposição do contrato. O valor acho até ok, mas a maior parte desse contrato era garantido, isso por um jogador que sofreu com lesões sua carreira toda.
Ahkello Witherspoon, o Duas Caras!
Nota: Ruim
Renovação de Poona Ford, DT – (2 anos/12.345M)
Todo mundo sai ganhando aqui. Ford consegue um contrato justo pelos seus serviços, e por ser um contrato de 2 anos, ele ainda teria idade para buscar seu big contract.
Poona Ford, ganha mais espaço dentro da DL!
Nota: Bom
Seattle envia uma quinta rodada de 2022 para os Raiders por Gabe Jackson, OG
Por vezes eu penso que sou o único que não ficou empolgado com essa troca. Jackson vinha num declínio de números e iria ser cortado pelos Raiders. Já tínhamos poucas picks e gastamos mais uma por ele. O seu começo foi extremamente encorajador, mas no meio da temporada caiu de rendimento bruscamente.
Um OL para Wilson, Gabe Jackson chega via troca!
Nota: Ok/Bom
Contratação de Gerald Everett, TE – (1 ano/7M)
Pedi a contratação por se encaixaria muito no esquema de Shane Waldron. Apesar da partida absurda contra os 49ers ele foi uma das poucas peças do ataque que funcionou. Minha única ressalva é que não acho que teriam muitos times oferecendo 7M para ele. Uma vez que seu contrato é de apenas 1 ano, ele deve pedir uma renovação num valor maior e dependendo de quanto seja, pode acabar saindo inflacionado.
Gerald Everett vai salvar o grupo de TEs?
Nota: Bom
Renovação de Ryan Neal, SS – (1 ano/990k)
Fez um bom ano como dime e substituindo Jamal Adams quando necessário. Fica por um contrato baixo, por mais que ache que essa temporada ele foi bem abaixo do que mostrou ano passado, foi um reserva ok, por um valor pequeno. Talvez o grande problema da sua renovação foi o fato do time se “sentar” em cima disso e não buscar opções para safety.
Ryan Neal garante mais um ano em Seattle!
Nota: Ok
Renovação de Nick Bellore, LB – (2 ano/4.5M)
Time garante seu capitão dos times especiais. Nem sou contra isso, mas Seattle trouxe um punhado de jogadores para trabalhar apenas nos times especiais. Cody Barton, Tanner Muse, BBK (quando saudável), Penny Hart, Jon Rhattigan, então seria interessante ver “quem estaria sobrando” para gastar o espaço no roster para outra função.
Nota: Ok
Renovação de Ethan Pocic, C – (1 ano/3M)
Pocic é um ótimo backup. Sempre fui seu defensor e gostei da renovação que foi merecida pelo que mostrou ano passado. Mas no momento que você gasta 3M em alguém e ele perde vaga para o todo poderoso Kyle Fuller (mesmo que tenha recuperado depois), é difícil colocar como bom move.
Ethan Pocic fez por merecer uma renovação?
Nota: Ruim/Ok
Renovação de Chris Carson, RB – (2 anos/10.5M)
Eu tinha certeza que Seattle iria dar um super overpay em Carson. O time fez um bom contrato em questão de valor. O problema é que o valor só foi esse porque Seattle foi o único time que ao saber da sua lesão no pescoço (que pode acabar sua carreira) investiu nele. Por isso, depois de tentar achar um novo time, Carson voltou e renovou com Seattle. Caso seja cortado não via deixar um dead cap tão pesado como ´poderia ser.
O backfield de Seattle tem dono: Chris Carson
Nota: Bom
Contratação de Kerry Hyder, DE – (3 anos/7M)
A contratação da free agency que mais me empolguei. O que Rasheem Green jogou esse ano era o que esperava que Hyder iria fazer. Jogando por dentro e por fora, conhecendo o esquema e vindo de sua melhor temporada e totalmente saudável, achei que iria nos ajudar no pass rush. Infelizmente terminou o ano sem um sack inteiro sequer. Para um jogador de rotação dá até para aceitar esse contrato, mas foi uma decepção.
Kerry Hyder, o Mayowa 2.0 assina com Seattle!
Nota: Ok
Renovação de Benson Mayowa, EDGE – (2 anos/7.6M)
Mayowa vinha de uma baita temporada pelos Raiders, chegou em Seattle e não conseguiu repetir o desempenho. Seattle deu um novo contrato para ele, até entendo o motivo, mas acho que poderia ter sido num valor máximo de 6M e não quase 8M como foi. Sua temporada foi terrível, teve muitos snaps como LB e foi uma experiência terrível.
Benson Mayowa é mais um que volta para Seattle!
Nota: Ruim/Ok
Renovação de Cedric Ogbuehi, OT – (1 ano/2.3M)
Seattle já havia dado um contrato que não deveria e que o fez perder picks compensatória. Teve a brilhante ideia de trazer um bust que ainda se machuca com frequência. Piada de mal gosto.
Cedric Ogbuehi é mais um que volta para OL de Seattle!
Nota: Ogbueruim
Contratação de Al Woods, DT – (1 ano/2M)
Se você entender qual a função de Woods em campo, a contratação foi muito boa. Chegou com a tarefa de combater o jogo corrido e isso ele fez muito bem. Teve algumas faltas idiotas que nos custaram jogos? Sim. Não ajudou a pressionar o QB como todo o resto da DL de Seattle? Também. Mas entregou o que lhe foi pedido.
Jarran Reed é cortado e Al Woods volta para seu lugar!
Nota: Muito Bom
Seattle corta Jarran Reed, DT
Liberou quase 9M de cap. Infelizmente esse movimento só aconteceu porque Seattle deu um overpay gigante antes. Outro problema foi a condução disso, o time deixou Reed soltar nas redes que iria ser cortado antes do que deveria e extinguiu de vez as chances de uma possível troca. E capital de draft era algo que precisávamos muito.
Nota: Bom
Contratação de Carlos Dunlap, EDGE – (2 anos/13.6M)
Demorou muito para produzir, mas era esperado. Dunlap não deveria ser nosso pass rush sozinho. Passou alguns jogos tão mal que chegou a jogar 4, 6 snaps. Mas com que ele havia produzido em 2020 a renovação era obrigatória e o valor foi mais que aceitável.
O grande acerto que foi a troca por Carlos Dunlap
Nota: Bom
Renovação de Gabe Jackson, OG – (3 anos/22.5M)
Assim como falei sobre a troca, o time parece dar uma valorização maior do que Jackson merece. Antes mesmo de jogar, ele recebeu uma renovação com aumento. Poderia ter esperado, uma vez que Quandre Diggs, um jogador muito mais importante ficou sem renovação.
Nota: Ok
Renovação de Tyler Lockett, WR – (4 anos/69M)
Um cara que vai cravar muitos records em Seattle. A sua sinergia com Wilson foi o que manteve o ataque vivo em muitos momentos no ano. Fora a capacidade de improvisar e se livrar da marcação individual.
Nota: Bom
Renovação de Michael Dickson, P – (4 anos/14.7M)
Ninguém se empolga com a renovação de um special teamer. Mas Dickson é um dos melhores punters da liga e vale a pena o esforço. Em 2020 ajudou muito nosso time e em 2021 provavelmente teríamos números piores não fossem seus punts. Inclusive, esse ano teve um lance com dois punts na mesma jogada.
Michael Dickson tem mais impacto do que você imagina!
Nota: Bom
Renovação de Jamal Adams, S – (4 anos/70M)
Muito caro, mas poderia ser MUITO pior. Chegou a se cogitar que ele queria um contrato de pass rusher. Sair como o safety mais bem pago foi lucro para Seattle e era o esperado. Mais uma vez, esse foi um erro que só aconteceu porque Seattle não fez uma de suas maiores trocas nos últimos sem deixar acertado a renovação. Coisa que fez com um jogador “inferior” na minha visão, em Gabe Jackson.
Jamal Adams conseguiu se pagar?
Nota: É o que tinha para hoje
Seattle envia uma sétima rodada condicional de 2023 para os Texans por John Reid, CB
Veio imediatamente após a lesão de Tre Brown na preseason. No fim das contas saiu de graça e teve poucas chances.
Justin Coleman ou Parry Nickerson que será John Reid?
Nota: Indiferente
Seattle envia uma sexta rodada de 2022 para os Jaguars por Sidney Jones, CB
Nunca escondi minha torcida por ele por ter jogado na gigante Washington. Ele sofreu nos primeiros jogos com alguns erros bisonhos. Depois de alguns jogos melhorou muito seu nível, inclusive fazendo uma jogada para nos dar a vitória contra os 49ers naquele jogo maluco.
Sidney Jones vai reencontrar seu futebol?
Nota: Bom
Seattle recebe uma quinta rodada de 2023 dos Steelers por Ahkello Witherspoon, CB
Tentando recuperar um pouco do prejuízo. Ele foi para os Steelers com Seattle pagando basicamente 2.5M e sua contratação fez o time perder uma pick compensatória de terceira rodada. Para no fim das contas conseguir uma quinta e do draft de dois anos depois.
Nota: Ok
Seattle contrata Blessuan Austin, CB
Seattle trouxe um reserva que fez alguns jogos como titular. Infelizmente seu desempenho foi abaixo do que mostrou nos Jets.
Tentando consertar a secundária Seattle traz Blessuan Austin
Nota: Ok
Seattle corta Tre Flowers, CB
Veio com muito atrasado, como quase tudo em Seattle. Flowers poderia ter continuado no elenco se Seattle não tivesse tentado de todas as formas queimar o jogador. Flowers vinha de jogos muitos ruins, a franquia ou deveria ter cortado no momento ou então tirá-lo do time para preservá-lo. No fim das contas prejudicou o time por ter Flowers em campo e ainda não ajudou em anda o próprio jogador.
Nota: Bom
Seattle contrata via waivers Jacob Eason, QB
O time tentou achar um QB backup em Anthony Gordon e não deu certo. Com Eason conseguiu um cara novo nos waivers. Nunca se falou sobre seu desempenho nos treinos, espero que tenha sido o suficiente para se tornar o reserva no próximo ano.
Nota: N/A
Seattle corta Cedric Ogbuehi, OT
Movimento bom, mas novamente, assim como Reed, esse movimento é uma consequência de um erro de Seattle. Não deveria ter renovado em primeiro lugar.
Nota: Bom
Contratação de Tanner Muse, LB – (1 ano/990k)
Jogador que foi escolhido alto, já passou por ILB e OLB na NFL, depois de ser safety no college. Boa versatilidade e ajuda bastante nos times especiais. Quem sabe vira algo no futuro…
Nota: Ok
Go Hawks!
[…] Avaliando as movimentações de 2021 […]
[…] Avaliando as movimentações de 2021 […]